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Estagiário de pedagogia no espaço escolar

Publicado por

Maria Clara Lauar

O estagiário de pedagogia no espaço escolar

Uma gestão engajada e participativa precisa estar atenta sobre o papel do estagiário de pedagogia no espaço escolar. É preciso ressignificar a atuação deste profissional e, principalmente, investir nos processos de formação continuada dos estudantes que chegam na instituição escolar. Mas precisamos, primeiramente, refletir: quem são estes estudantes de pedagogia de hoje?

A importância do Estagiário de Pedagogia.

Primeiramente, estes profissionais são professores em formação que, em breve, farão parte do corpo docente das nossas escolas. Nesta perspectiva, o estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro professor(a) com as crianças, com as práticas pedagógicas, currículo, planejamento e rotina escolar.

Desta forma, precisamos planejar o período que este estagiário permanece conosco e investir em sua formação continuada.

Programas de estágio. 

Nesse contexto, os programas de estágio possibilitam uma atuação e formação que vai além dos cuidados básicos com a criança. Como, por exemplo, cuidar, alimentar e trocar fraldas.

Observamos haver uma cultura escolar onde a figura do estagiário está condicionada aos cuidados físicos da criança e pouco se reflete sobre a formação continuada dos estudantes em relação aos processos escolares. Acreditamos que o “Cuidar” e o “Educar” são práticas indissociáveis. Por isso, investimos em um programa de formação estruturado, que chamamos de FEB (Formação de Estagiários Bilboquê). Nosso projeto envolve quatro dimensões básicas:

  • Bolsa de estágio atraente;
  • Formação teórica e prática;
  • Programa de Trainee;
  • Avaliação processual.

Programa de formação para estagiário de pedagogia

Com uma equipe multidisciplinar (Direção, Setor de Psicologia, Coordenação Pedagógica, Setor de Nutrição e Fonoaudiologia), elaboramos um programa de formação com propostas de intervenções para o fortalecimento das práticas educativas do estagiário de pedagogia no espaço escolar, com características de inovação social.

Além disso, a formação continuada de estagiários não pode ser vista como um trabalho mecânico e desarticulado da prática. Portanto, ela precisa se voltar para a realidade das instituições escolares que ofertam a educação infantil, procurando contribuir para a formação de um profissional próximo das necessidades da comunidade, articulando os saberes e a teoria à prática profissional.

estagiário de pedagogia

Dessa forma, há possibilidades de se contribuir com uma formação diferenciada e competente. Que assume a prática pedagógica como eixo articulador do currículo e busque contribuir para a constituição do estudante de pedagogia. Sendo ele um profissional reflexivo e pesquisador.

Por fim, capaz de compreender, relacionar, criar, optar e argumentar frente ao trabalho docente e à prática educativa, desenvolvendo, a partir desse processo, novos saberes para uma educação infantil efetiva e de qualidade.

Veja também: Espaços provocativos e o protagonismo da criança na Educação Infantil

Renata Viana
Coordenadora Pedagógica

Escola Bilboquê Vila da Serra

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