Nosso Blog

O hábito de ler

Publicado por

Maria Clara

Hábito de ler: como isso impacta na sua formação?

A leitura é um recurso ligado ao aprendizado e ao conhecimento, portanto, contribui com o processo de formação pessoal e profissional e traz diversos benefícios para quem adquire o hábito de ler. Por meio da leitura, podemos aprimorar a nossa concentração, a memória, a comunicação e a escrita.

O ato da leitura, além de ampliar o repertório e o vocabulário linguístico, favorece a aquisição do conhecimento. Levando-nos a viajar pelo universo da imaginação e da criatividade.  A leitura de vários gêneros literários envolve o senso crítico e o raciocínio. Além disso, melhora a capacidade de interpretação e favorece desempenho linguístico.

Como criar o hábito de ler?

O hábito de ler é uma prática de prazer. Para se tornar um leitor, é necessário interesse, motivação e foco. Mas é, reconhecidamente, uma experiência necessária para quem quer engrandecer a formação social e a atuação profissional. Que deseja compreender o mundo que o rodeia e nele se transformar frente ao que lhe é desconhecido. Que pretende ser um fomentador de ideias e de mudanças.

Valorizar a leitura permite que o indivíduo vá além da curiosidade. Afinal, ela produz sentido e significados e faz com que ele possa incorporar as experiências na compreensão do meio em que vive. Ou seja, é uma necessidade para promover a visão acerca dos próprios conceitos e valores.

hábito de ler

Ler é transformador

Os motivos para ler podem estar ligados a razões diversas, porém, o destaque, neste texto, é a leitura como recurso para se obter e atualizar informações, bem como aprofundar conhecimentos com o sentido e a sensibilidade de fazer uma conexão com o mundo exterior e o interior.

Ampliar os horizontes, potencializar a capacidade e a competência profissional também são pontos considerados e que devem ser levados em conta para todos aqueles que almejam acompanhar as transições e as transformações do mercado de trabalho e, principalmente, da vida.

A frase adaptada de Joseph Addison, “a leitura é para o intelecto o que a atividade física é para o corpo” justifica a reflexão e o incentivo para o cultivo do hábito de ler.

Alessandra Saraiva
Coordenadora pedagógica
Bilboquê Gutierrez

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.