Nosso Blog

Programas culturais em Belo Horizonte para crianças

Publicado por

Maria Clara

Programas culturais em Belo Horizonte para crianças

Você sabia que o acesso à cultura é um direito fundamental da criança? Além da educação, esporte e lazer, toda criança deve ter acesso à cultura em todas as suas instâncias. Esse acesso deve ser incentivado e mediado por nós, adultos, educadores e familiares. No entanto, ao nos preocupamos em proporcionar diversão, muitas vezes, nos esquecemos que várias atividades oferecem lazer e conhecimento ao mesmo tempo. Por isso, preparamos uma lista com os melhores programas culturais em Belo Horizonte para crianças de todas as faixas etárias. Confira:

1. Museu dos brinquedos: Oportunidade para toda a família! Além de apresentar às crianças a história dos brinquedos e sua evolução, os adultos podem reviver momentos e lembranças do passado. O museu conta com mais de cinco mil brinquedos em seu acervo, de várias épocas diferentes. Oficinas e intervenções lúdicas também fazem parte da programação.
Localização: Av. Afonso Pena, 2564 – Funcionários, Belo Horizonte
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado e feriados, das 10h às 17h
Telefone: (31) 97170-1480

programas culturais em Belo Horizonte

Foto: Reprodução / Facebook Museu dos Brinquedos

2. Planetário do Espaço do conhecimento: Utilizando recursos de cinema, o planetário cria uma sensação de verdadeira viagem ao espaço. As sessões acontecem em diversos horários e podem variar quanto ao tempo de duração. Uma ótima opção para trazer conhecimento sobre o universo.
Localização: Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte
Funcionamento: De terça a sexta-feira e domingo, das 10 às 17h. Sábado, das 10h às 21h
Telefone: (31) 3409-8350

programas culturais em Belo Horizonte

Foto: Reprodução / www.ufmg.br/espacodoconhecimento

3. Museu de Ciências Naturais da PUC Minas: O museu conta com uma exposição de esqueletos de dinossauros e animais já extintos no Brasil. As crianças ficam deslumbradas e é um ótimo programa cultural para despertar a curiosidade dos pequenos. Além disso, o museu conta com um Jardim de Borboletas. O serviço deve ser agendado, pois a visita é guiada; assim, todas as dúvidas podem ser sanadas ao longo do passeio.
Localização: R. Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 9h às 17h
Telefone: (31) 3319-4152

programas culturais em Belo Horizonte

Foto: Reprodução / Fabiane Niemeyer

4. Jardim botânico de Belo Horizonte: Um lindo jardim com mais de 3.500 espécies de plantas, divididas em espaços temáticos. Este é um ótimo programa para despertar o interesse pela natureza e os cuidados com o meio ambiente. Conta, também, com um galpão de compostagem e um minhocário, que fazem muito sucesso com as crianças.
Localização: Bandeirantes (Pampulha), Belo Horizonte – MG, Brasil
Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 8h às 16h
Telefone: (31) 3277-8489

Belo Horizonte é uma cidade rica em oportunidades. Muitas praças, cinemas, teatros, parques cercados pela natureza e diversas possibilidades de passeios. Além disso, os programas culturais em Belo Horizonte oferecem estímulos para crianças de várias faixas etárias. Por isso, tenha sempre em mente: as crianças precisam de lazer e de cultura tanto quanto precisam de educação e saúde. Assim, podemos contribuir para uma infância de aprendizado e ainda vivenciar momentos inesquecíveis em família.

Larissa de Assis Silva
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Vila da Serra

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.