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crianças acima do peso

Publicado por

Maria Clara Lauar

Crianças acima do peso: quais os verdadeiros vilões?

Há algum tempo, a restrição calórica para as crianças acima do peso era bastante comum. Hoje, sabemos que isso não é recomendado. Afinal, crianças estão em fase de crescimento. Por isso, precisam justamente do valor energético da caloria para se desenvolverem.

O sobrepeso só acontece quando a ingestão alimentar supera o gasto energético correspondente. Para combatê-lo, precisamos reduzir os excessos. Mas, afinal, o que são estes “excessos”?

Error na alimentação infantil para crianças acima do peso

Os excessos compreendem, principalmente, os alimentos ultra-processados, como guloseimas, frituras e refrigerante. Dessa forma, é importante lembrar que qualquer restrição de nutrientes essenciais traz grandes prejuízos para a saúde da criança.

Por isso, pão, arroz, feijão, iogurte, leite, vegetais e frutas não devem ser vistos como vilões.

Já os produtos light e diet são reduzidos/restritos em algum ingrediente. Para manter o sabor, a indústria compensa essa redução com o aumento de sódio, açúcar, ou inúmeros outros aditivos – que são aqueles nomes estranhos, geralmente, encontrados no fim da lista de ingredientes.

Criança não faz dieta cetogênica, low carb, hiperproteica, “do shake”… Portanto, ela apenas precisa comer bem, com muita variedade, para garantir a ingestão de vitaminas e minerais diversos.

Crianças acima do peso devem usar adoçante?

Esqueça também os adoçantes. Eles mexem no paladar, na microbiota intestinal sendo inseridos apenas para aplicações direcionadas. Nosso paladar tende muito para o doce e precisamos aproveitar muito bem o início da infância para a percepção dos sabores dos bebês.

O paladar é extremamente adaptável e, de modo geral, crianças não devem usar edulcorantes sintéticos.

Planejamento da alimentação infantil

Desse modo, se a criança precisa perder peso, a família e/ou cuidadores devem entender o que está acontecendo na rotina da casa. Abrir o armário, programar uma lista de compras, analisar o cardápio, cumprir horários, atentar-se aos restaurantes que frequentam, refletir e, sobretudo, se movimentar.

Outra dica é conferir nosso texto completo sobre a alimentação infantil.

Por fim, as crianças adoram dançar, brincar, correr, pular… Quando elas precisam comer melhor, a família também precisa se comprometer e adotar hábitos mais saudáveis.

A jornada coletiva é mais eficiente – e muito mais prazerosa.

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Júlia Ferreira de Rosa Sousa
Nutricionista – CRN9 14378

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