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Síndrome de Down: Como promover a inclusão escolar?

Publicado por

Maria Clara Lauar

Síndrome de Down: Como promover a inclusão escolar?

A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra no par 21, o que pode ocasionar algumas características físicas e intelectuais específicas. Na Educação Infantil, a inclusão de crianças com síndrome de Down é fundamental para garantir seu desenvolvimento pleno e sua integração na sociedade. Mas como podemos promover ações práticas para a inclusão escolar?

Primeiro, é importante lembrarmos que é no espaço escolar que as crianças passam grande parte do tempo e têm contato com diferentes estímulos e aprendizados. Assim, ao frequentarem a escola regularmente, essas crianças têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e sociais, além de aprenderem a conviver com a diversidade. Crianças com síndrome de Down devem ser introduzidas nas escolas desde os primeiros anos de vida, assim como qualquer outra. E o convívio com crianças que não possuem a síndrome também é indispensável.

Estratégias para promover a inclusão escolar

Mas, afinal, de que forma podemos promover a inclusão? Ao compreendermos as fases do desenvolvimento infantil e as particularidades da síndrome de Down, podemos adotar estratégias eficazes para promover a inclusão escolar dessas crianças. Utilizar materiais didáticos adaptados, trabalhar em grupos pequenos para facilitar a interação social, estimular a comunicação não verbal por meio de gestos e expressões faciais são alguns exemplos.

Inclusão escolar e síndrome de Down

Confira outras formas de promover a inclusão no seu espaço escolar:

  • Promova atividades pedagógicas adaptadas às necessidades individuais das crianças com síndrome de Down;
  • Dirija-se às crianças no mesmo plano visual, pois isso favorece a comunicação e a aprendizagem;
  • Estimule a interação entre os alunos, criando espaços de colaboração e cooperação;
  • Não limite o tempo para a criança realizar uma tarefa, permitindo que ela expresse o que aprendeu no seu próprio ritmo;
  • Reforce a necessidade do cumprimento das tarefas e da sua participação nas atividades propostas. De forma gentil, pergunte-lhe o que ela necessita e como é possível ajudá-la a executá-las;
  • Valorize as conquistas e esforços dos alunos com síndrome de Down, incentivando sua autoestima e autonomia;
  • Capacite os professores e equipe escolar para lidarem adequadamente com as especificidades dessas crianças.

A inclusão escolar é, portanto, um desafio que requer dedicação, conhecimento e sensibilidade por parte dos educadores, familiares e de toda a comunidade. Reconhecer o potencial dessas crianças e oferecer-lhes oportunidades para se desenvolverem plenamente é o primeiro passo. Depois, basta amplificar uma construção coletiva baseada na aceitação, no respeito mútuo e na valorização das diferenças.

Esterângela Viana
Acompanhante Terapêutica
Escola Bilboquê Buritis

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