Nosso Blog

Publicado por

Maria Clara

Brincar de faz de conta

Quem na vida não brincou de faz de conta? Brincar de faz de conta faz parte da prática da cultura da infância. Por isso, é tão importante, pois as brincadeiras fazem parte do universo infantil.

As crianças têm necessidade de brincar. Nas brincadeiras, elas desenvolvem a imaginação, estimulam a memória e elaboram funções simbólicas. Você sabia que, durante as brincadeiras do faz de conta, elas podem construir brinquedos, personagens e cenários de acordo com a imaginação? Brincar de faz de conta desenvolve a criatividade, a capacidade de se relacionar, amplia os processos de interação que refletem a maneira de como a criança compreende o seu entorno. Nesse processo, a função do educador é observar, escutar e, quando necessário, intervir para tornar o jogo ainda mais significativo.

Brincar desenvolve os aspectos físico, social, emocional e relacional, ampliando o conhecimento de mundo na infância. Ao participar do jogo simbólico, as crianças combinam os papéis que cada uma irá desempenhar no jogo. Algumas brincadeiras fazem parte do cotidiano da criança.

Por exemplo, brincar de detetive é uma brincadeira muito interessante. Incremente-a, criando uma história sobre o mistério que a criança irá descobrir. Achar a cesta de doces para levar à casa da vovó é um grande mistério, não acham?! Montar um kit aventura para explorar a natureza é uma possibilidade enorme de ampliar a fantasia.  Gostou da ideia? Então coloque-a em prática! Vamos montar vários kits, inclusive, um kit médico para dar vacinas e prevenir doenças.

E que tal providenciar um mapa do espaço onde a criança estiver presente e desenhar muitos objetos e/ou acessórios para a criança encontrar?  Esta brincadeira explora a atenção, a memória, a localização espacial, etc.

Vamos lavar roupas? Faça sua lavadora de roupas utilizando uma caixa de papelão. Amarre uma corda para pendurar as roupas depois de lavadas.  Usar bacia e sabão em barra é a melhor opção. A criança vai amar essa experiência!

Uma outra ação criativa é brincar de pirata. Uma venda nos olhos, uma caixa de papelão que vira o barco e lá vamos nós à caça dos tubarões! Ah, que medo!

A imaginação não pode cessar. Que tal montar uma pizzaria? Basta recortar pedaços de tecidos ou papéis imitando os ingredientes. Use caixa de pizza mesmo! (Está me dando água na boca! Hum…).

Soltar a imaginação e aguçar a fantasia nos levam ao mundo encantado da criança, um território criativo, ousado e inovador. Brincar de faz de conta leva à aprendizagem e faz a criança feliz. Como é divertido aprender brincando!

Maria Helena Lapa Dani
Assessora pedagógica