Nosso Blog

CEAB - O Cérebro da Criança

Publicado por

Maria Clara

Livro “O cérebro da Criança” é tema do 4º CEAB de 2021

O CEAB (Centro de Estudos e Aperfeiçoamentos Bilboquê) existe há mais de 25 anos, fazendo a diferença no cenário educacional de Belo Horizonte. O evento reúne professores regentes e especializados das escolas Buritis, Gutierrez e Vila da Serra, para atualização profissional e formação continuada. Ontem (29), a 4ª edição do CEAB de 2021 apresentou um tema especial. O livro “O cérebro da Criança”, dos autores Dr. Daniel Siegel e Dra.Tina Payne, direcionou os debates ministrados pelas coordenadoras pedagógicas Alessandra Saraiva, Elisana Andréia e Renata Viana.

A obra propõe que pais e educadores ajudem as crianças a usarem os dois hemisférios do cérebro de forma integrada para que desfrutem de saúde mental e bem-estar. A todo instante, o cérebro da criança está sendo programado e reprogramado por experiências cotidianas, uma vez que ele é elástico e vai se modificando ao longo da vida.

Para Elisana, “o livro traz algumas estratégias que podemos utilizar na convivência com as crianças – filhos, alunos – para que possamos criar oportunidades de crescimento e integração dos dois lados do cérebro na resolução das situações desafiadoras na infância. Conhecer o funcionamento do cérebro da criança e se apropriar de como ele se desenvolve ajuda pais e professores a entender o que acontece com ela em seu processo de desenvolvimento social, afetivo e cognitivo”, analisa a coordenadora pedagógica da Escola Bilboquê Buritis .

O foco da discussão foram as estratégias abordadas pelo livro para se promover um conhecimento sobre a necessidade de trabalhar e intervir com as crianças o conceito de Integração do cérebro. Na modalidade on-line, o conteúdo do livro foi contextualizado com exemplos do cotidiano da escola. Para a coordenadora pedagógica da Escola Bilboquê Gutierrez, Alessandra Saraiva, agora, é necessário observar e avaliar a atuação das educadoras para o planejamento de ações futuras com a equipe.

O encontro de formação acontece uma vez ao mês e conta com um cronograma diversificado de temáticas. A proposta de formação tem como objetivo o fortalecimento das práticas educativas no ambiente escolar, com características de inovação social. “Acreditamos que cada uma das nossas escolas constitui um território propício para reflexão e transformação, no qual é possível vislumbrar a figura do professor na perspectiva de agente de desenvolvimento local”, acrescenta Renata Viana, coordenadora da Escola Bilboquê Vila da Serra.

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Bilboquê é fundamental para a formação continuada dos professores da rede. “Na Bilboquê, o professor media práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, onde a criança é de fato protagonista do seu processo de ensino aprendizagem”, finaliza Renata.