Brincar é a atividade mais completa para o desenvolvimento da criança da Educação infantil, pois é quando ela conhece a si mesma, expressa seus sentimentos e aprende a se relacionar com o mundo. Quando participa das brincadeiras, a criança nem percebe que está aprendendo algo, de forma natural, devido ao lúdico ser um momento de extremo prazer.
Por esse motivo, a escola ressalta a importância das atividades lúdicas durante as aulas. Este é o nosso lema: “Aqui se aprende brincando.” A partir das experiências propostas, o professor utiliza como premissa a utilização de canções, brincadeiras e jogos para ampliar o universo discursivo, afetivo e social da criança. Todos os contextos provocativos no espaço escolar levam a criança à aprendizagem.
Os benefícios da ludicidade se estendem, ainda, a outras habilidades específicas: diminui a timidez, aumenta a capacidade de negociação, amplia o vocabulário da criança e desenvolve a comunicação de forma que os pequenos estejam preparados para os desafios do mundo adulto.
Os jogos realizados no ambiente escolar, por exemplo, contêm regras e, além de estarem diretamente ligados ao divertimento e às práticas pedagógicas, auxiliam as crianças a respeitar limites e estimulam a persistência do aluno para participar de desafios matemáticos, ao experimentar novas situações e ao se envolver em suas descobertas.
As brincadeiras também estimulam o senso crítico, a criatividade e, principalmente, a socialização. Daí, a importância das rodas cantadas, das rodas de conversas, da criação das regras dos jogos e de outras vivências escolares para o desenvolvimento da criança da Educação infantil.
Dificilmente a criança frequenta a escola com a intenção de estudar, elas querem é brincar! Essa intenção geralmente vem dos pais, que buscam, acima de tudo, maior aprendizagem para seus filhos em relação às escolas de qualidade. Por isso, o mundo escolar da criança necessita de ludicidade e ensino diferenciado, o que exige fazer do ambiente escolar um lugar divertido, prazeroso e de muitas novidades, resultando em uma aprendizagem significativa.
O lúdico na relação pedagógica alcança uma dimensão humana que vai além do simples entretenimento. Ele possibilita desvelar emoções e sensações, assim como aspectos relacionados à afetividade, ao comportamento e a valores. Por meio do lúdico, o ambiente escolar provoca prazer, satisfação, liberação de emoções positivas e pode representar um forte diferencial nas experiências vivenciadas como um fator catalisador de estilo de vida ativa, saudável e de muitas descobertas, em que a criança corre, brinca, participa, explora, convive, socializa e aprende.
Maria Helena Lapa Dani
Assessora Pedagógica
Escola Bilboquê