Você sabe qual a importância das excursões para as escolas de Educação Infantil? As excursões desempenham um papel fundamental na Educação Infantil, pois proporcionam uma experiência de aprendizado prática e enriquecedora para as crianças. É uma oportunidade única para que os alunos possam explorar o mundo, interagindo com diferentes espaços e as pessoas ao seu redor.
Existem diversos tipos de excursões para diferentes propostas. Aquelas em que a expectativa é apenas lazer e relacionamento e as que carregam uma abordagem pedagógico, como as visitas guiadas, para que as crianças possam adquirir novos conhecimentos e enriquecer os aprendizados que já foram trabalhados no espaço escolar, ao longo do ano. Sendo assim, o importante é saber que tudo no ambiente escolar tem um objetivo: as brincadeiras, passeios, atividades, pinturas, músicas e vivências interdisciplinares. Tudo é aprendizado!
Excursões na Educação Infantil
As excursões escolares proporcionam um conhecimento de mundo mais abrangente e são capazes de gerar impactos positivos nos alunos, como o desenvolvimento de novas habilidades, a promoção de senso crítico, o aumento da participação e interação social, o autoconhecimento e a independência. Por isso, entendemos que o espaço de aprendizagem não se restringe à escola. As visitas ao teatro, cinema, museus, fábricas, comércios e até mesmo os passeios pelo bairro são uma oportunidade de contextualizar abordagens de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No Campo de Experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, por exemplo, as vivências têm o objetivo de estabelecer relações de comparação entre objetos, registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens. As visitas guiadas, portanto, não são apenas passeios movidos a diversão. São também valiosas oportunidades para promover o aprendizado além dos muros da escola, instigando o aluno a explorar, levantar hipóteses e a questionar.
Quando pensamos na importância das excursões, destacamos a vivência na prática. Mas, para além disso, a extensão da sala de aula em diferentes locais e contextos culturais é excelente para estimular ainda mais o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores. Em um ambiente diferente do que estão acostumadas, as crianças revisitam importantes habilidades sociais, como o respeito, cooperação, solidariedade, autonomia, responsabilidade e tolerância.
Dessa forma, não há lugares específicos para essas ações serem desenvolvidas de forma significativa. Tudo dependerá do foco da atividade e do projeto de sala. A escola planeja as ações e os objetivos a serem desenvolvidos em cada nível escolar. Assim, uma proposta interdisciplinar que integra os diversos campos de experiências proporciona uma aprendizagem mais ampla, permitindo que as crianças façam conexões entre diferentes assuntos.
Emmanuelle Lehman
Coordenadora de Inovação e Cultura Maker
Escola Bilboquê