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Rotina Escolar

Publicado por

Maria Clara

Os 5 segredos para a organização da Rotina Escolar

Você sabe quais são as palavras mágicas da Educação Infantil? Nesta lista, revelamos os 5 segredos para a organização da Rotina Escolar. A organização da rotina deve ser adequada ao tempo de permanência da criança na escola e, a partir dessa estrutura, as atividades são elaboradas para atender a criança e a família em suas especificidades. Os benefícios da rotina, espaços, brincadeiras e tempos são constatados diariamente em aprendizagens que se relacionam ao desenvolvimento integral da criança. Confira, abaixo, como cada um destes termos tem papel fundamental na estrutura do ensino.

Espaços
Explorar os espaços, os ambientes, participar de brincadeiras e interagir com o grupo são maneiras de o professor observar experiências, promover diálogos, problematizar, incentivar e possibilitar inúmeras vivências. Para que os espaços sejam utilizados de forma dinâmica, cabe ao professor contemplar, em seu planejamento, as conexões do pensar, do criar e do fazer.

Brincar
Na contemporaneidade, os espaços escolares, além de promover a convivência entre os pares, favorecem às famílias um local seguro para que a criança se sinta pertencente a um grupo. Assim, as famílias são cada vez mais orientadas pelas instituições sobre a importância desse espaço como uma nova dimensão do brincar. Na escola, as crianças têm momentos livres de brincadeiras com independência da intervenção dos adultos, além de profissionais preparados para interagir nas brincadeiras, uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento e para os modos de vida do aluno.

Brincadeiras
A brincadeira é uma atividade que se realiza na relação de um objeto ou mais, em que se constroem significados. Ela promove descobertas, fortalece relações para cantar, ouvir músicas, ler histórias, recitar parlendas, poemas, assistir a filmes e dramatizar. A brincadeira envolve diálogos, trocas, posicionamentos diferentes e resolução de conflitos.

Tempos
Todas essas atividades devem ser realizadas a partir de brincadeiras e jogos que permitam a socialização e a integração entre as crianças. Os objetivos e as situações de aprendizagens devem ser livres e ou intencionais, contemplando a organização e a prática pedagógica.
Os diferentes momentos caracterizam a rotina na escola infantil e são de suma importância para avaliação do desenvolvimento da criança e da proposta pedagógica. Cabe ao professor administrar esse tempo para que a criança não perca o interesse e o encantamento em suas experiências educacionais.

Aprendizagem
Todos os campos de experiências de acordo com a BNCC promovem aprendizagem. Estimular situações matemáticas, de oralidade, de movimento, de criatividade e de escrita em todos os momentos e espaços significa criar uma sistematização em que a criança poderá se apropriar de suas aprendizagens.

Maria Helena LapaDani/Maria Claret Lamounier Elias
Assessora pedagógica/Diretora Pedagógica Escola Bilboquê