Nosso Blog

Professores transformadores

Publicado por

Maria Clara

O “professor transformador” e sua função para a escola

Pensar em um professor transformador é pensar nas mudanças de paradigmas nas práticas educacionais a partir dos pressupostos teóricos e epistemológicos propostos pelas escolas de educação infantil, conceituados a partir da BNCC.

Um professor transformador é aquele que investe em sua carreira profissional, alimenta suas relações sociais e vai à procura de suas essências para uma melhor atuação. Ele exige de si uma busca constante de novas técnicas, abordagens e inspiração para a sua prática. Ele inspira seus alunos na busca de novas possibilidades para discutir, refletir, aceitar, verbalizar e refazer.

Um professor transformador envolve e acredita no protagonismo da criança, permitindo não só o diálogo, mas acreditando no potencial criador de todos. O professor é um agente de transformação individual e coletivo. Por isso, a importância de se atualizar, de se tornar cada vez melhor e de permitir um diálogo com as crianças, incentivando a busca constante de novas informações, questionamentos e respostas. Ele educa, ampara, dialoga, reflete e demonstra sua afetividade.

Professores transformadores envolvem-se em leituras, participam de grupos de estudos, trocam informações, mostram as suas vivências, suas experiências, compartilham novas ideias e planejam coletivamente, buscando sempre a excelência do ensino aprendizagem.  Rever, planejar, avaliar e auto avaliar-se fazem parte da conduta de um bom professor. Ir em busca de seus desejos e jamais se acomodar. 

Uma escola de sucesso precisa de professores transformadores. E deve apoiar as inovações dos professores, propondo, juntos, uma educação de qualidade. Escola e professores são agentes transformadores e precisam estar em sintonia. Sempre! Essa é a grande transformação.

Maria Helena Dani
Assessora pedagógica