Nosso Blog

Psicólogo Escolar

Publicado por

Maria Clara

A função e as responsabilidades do Psicólogo Escolar

Atualmente, podemos perceber que a Psicologia vem ganhando espaço em diversos campos de trabalho. Diante das mudanças do mundo moderno, os cuidados com a saúde mental ganham destaque e se tornam fundamentais para um estilo de vida saudável. No ambiente pedagógico, o trabalho do psicólogo escolar vai muito além dos cuidados individuais de cada sujeito, envolvendo, também, as relações estabelecidas nas práticas educacionais, os processos em desenvolvimento, a elaboração de projetos e, até mesmo, a formação de professores.

Tudo isso exige desse profissional uma compreensão profunda do âmbito escolar e uma constante troca com as diversas áreas de atuação presentes na escola. O trabalho interdisciplinar feito com os setores de Pedagogia, Nutrição e Fonoaudiologia vem para enriquecer a prática e proporcionar uma visão ampla e integrada do desenvolvimento infantil.

A experiência e o conhecimento do psicólogo escolar contribuem não apenas no processo cognitivo, mas também no desenvolvimento emocional e social, possibilitando a formação de novas habilidades e dando orientações aos professores para que possam desenvolver de forma mais efetiva seu trabalho.

Precisamos abandonar a ideia ultrapassada de que esse profissional exerce seu papel apenas na resolução de conflitos individuais, quando, na verdade, ele trabalha considerando a instituição como um sistema que precisa de atenção em sua totalidade. A psicologia escolar contribui consideravelmente para a criação de um sistema educacional moderno, focado, principalmente, na prevenção de problemas e na formação saudável das crianças.

Recentemente a Lei nº 13.935/19 tornou obrigatória a oferta dos serviços de psicologia educacional em escolas da rede pública. Nas redes particulares, muitas escolas começaram a entender a importância desse profissional e já o consideram essencial. Essas escolas, com certeza, estão à frente por entenderam que, com a demanda dos novos tempos, o investimento em uma equipe multidisciplinar é indispensável para o desempenho de um bom trabalho.

Larissa Assis
Psicóloga da Escola Bilboquê Vila da Serra