Nosso Blog

contação de histórias na educação intantil

Publicado por

Maria Clara Lauar

Ouvir e contar histórias na Educação Infantil

A contação de histórias na educação infantil é algo importante para o desenvolvimento das crianças. A partir das histórias contadas, despertamos a imaginação, a criatividade e a curiosidade. Pontos essenciais para o desenvolvimento de crianças nos primeiros anos de vida.

Sendo assim, quem conta histórias para crianças está, na verdade, ajudando no crescimento e na educação. Apesar de parecer bobo, nos primeiros anos, as crianças são estimuladas por diversos aspectos. Como cores vibrantes, texturas de objetos, sons, alimentos e também com o lúdico. 

Por isso, neste texto investigaremos um pouco sobre como a contação de histórias na educação infantil é importante para as crianças. Vamos, lá!

O papel do lúdico na educação infantil.

Como dito anteriormente no blog, o lúdico tem papel essencial na educação das crianças. Sendo assim, através dele podemos apresentar diversos aspectos da vida e da criatividade humana. Despertando um sentido investigador nas crianças, deixando-as abertas para descobertas.

A contação de histórias na educação infantil tem papel essencial na construção do lúdico.

Contar e ouvir histórias possibilitam o resgate e a preservação da memória, o compartilhamento do conhecimento, da cultura e da arte.” – Rita de Cássia Alves Lopes dos Santos

Parafraseando Rita de Cássia Alves Lopes dos Santos, professora de Ensino Fundamental II e Médio na rede municipal de ensino de São Paulo: podemos dizer que, no contexto infantil, ouvir e contar histórias aproximam as crianças do universo da leitura e da escrita, amplia o vocabulário, desperta a curiosidade e estimula a criatividade!

contação de histórias na educação infantil

Importância da contação de histórias na educação infantil

Desse modo, por meio das histórias, as crianças associam experiências, aprendem a lidar com os sentimentos e as emoções, expressar pensamentos e opiniões. Além disso, elas  podem vivenciar o imaginário e, em simultâneo, se ver na ação dos personagens, colaborando para a construção da sua própria identidade.

Como conduzir contação de histórias?

Em resumo, para os momentos de história, faz-se necessário criar um ambiente agradável e considerar o prazer que o enredo oferece. Ou seja, para o sucesso da atuação na arte de contar, é preciso apreciar, ouvir e observar.

Além de criar um repertório; apropriar-se da história, ter clareza da intenção, refletir sobre a história escolhida e sobre a maneira de como será contada. É ideal planejar; interagir com o espectador e praticar, pois somente assim é possível aprimorar as habilidades.

Por fim, seguem algumas dicas para a sua contação de histórias ficar perfeita:

  • Crie um ambiente acolhedor para a contação de histórias;
  • Utilize livros e histórias nacionais, contextualize a cultura brasileira;
  • Ajude as crianças a se imaginarem como personagens;
  • Experimente contar histórias interativas, onde as crianças montam o enredo.

As histórias promovem conexão e criam memórias afetivas. Desse modo, fortalecem mente e coração, encantam e são também um forte elemento para a reflexão.

Alessandra Saraiva
Coordenadora Pedagógica

Escola Bilboquê Gutierrez

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.